O Pelotas vai passar as férias de julho na Europa. Ou melhor, nos gramados badalados e milionários da Espanha. É bem provável que o Pelotas estique a viagem até a Holanda. O clube faz um caminho raro para os times do Interior, com dificuldades para romper as fronteiras do Estado. O Lobão entrará em aeroportos - e direto na área de embarque internacional. A intertemporada do clube será em gramados europeus.
A excursão pelo Velho Continente vai durar 13 dias, com partida em 15 de julho e volta em 28. Nestas quase duas semanas, treinará e disputará quatro jogos. Os dois primeiros estão definidos: dia 17, contra o Espanyol, em Barcelona, e dia 27, contra o Valencia, em Valência. Outros dois amistosos estão sendo negociados com times holandeses. A programação definitiva será divulgada na próxima semana.
Através do tour, o Pelotas resgata uma tradição iniciada pelo Cruzeiro em 1953. O Estrelado foi o primeiro time gaúcho a excursionar pela Europa - passou por Espanha, França, Suíça, Israel e Turquia. Até os anos 90 a dupla Gre-Nal adotava a prática, porém com os calendários apertados, abandonou as longas viagens amistosas.
O giro pelotense é tratado desde janeiro com a Final Sports, consultora de marketing do clube, e Márcio Granada Sports, empresa que trouxe a pré-temporada do Cerro Porteño para o Estado e auxiliou o Lobão nas contratações do lateral-direito Maurinho e do atacante Alex Dias.
Os moldes são similares ao da excursão do Cerro. O Pelotas viaja sem custos. O gasto programado para levar 20 atletas e comissão técnica é de R$ 140 mil. A Márcio Granada assume o risco. Busca os recursos - e o lucro - a partir da renda dos jogos e da participação na negociação de atletas durante a viagem.
Parceiro da Granada, Paulo Sérgio, ex-atacante da seleção brasileira, faz o meio-campo com os clubes europeus. Na Alemanha, onde defendeu o Bayern de Munique, tenta firmar parceria para troca de experiências e atletas nas categorias de base. Em busca de recursos para financiar o futebol, o Pelotas dá prioridade na venda de suas revelações.
- O Pelotas quer ter futebol o ano inteiro. Ganhamos a Copa Lupi Martins, voltamos à primeira divisão e temos 2 mil sócios. A viagem leva a marca ao exterior, abre um mercado que pode nos tornar viáveis - comemora o diretor de futebol Jorge Bopp.
Atualmente, a marca Pelotas agrega nomes conhecidos. Além de Maurinho e Alex Dias, o elenco conta com o volante Gavião, ex-Grêmio, o zagueiro Tiago Prado, ex-Grêmio e Figueirense, e o atacante Sandro Sotilli, maior artilheiro em atividade da história do Gauchão com 103 gols. Aos 37 anos, será sua primeira apresentação na Europa.
- Joguei no México e na China, mas não conheço a Europa. É oportunidade rara para o clube e os jogadores se mostrarem - vibra o camisa 9, que já trata da renovação de contrato. A chance de se apresentar no mercado mais rico da bola serve de trunfo para diretoria para manter o atual elenco no segundo semestre.
- Ninguém quer ficar de fora de uma viagem destas. Esta excursão é histórica - empolga-se o atacante Tiago Duarte, 27 anos, cinco gols no Gauchão. Como boa parte do elenco, ele tem seu contrato encerrado em abril. Aguarda o tour e a conquista da vaga na Série D do Brasileiro para sacramentar o acerto. A vaga na competição nacional depende do desempenho no returno do Gauchão, que se inicia na próxima semana.
Pelo regulamento, fora Grêmio, Internacional, Caxias e Juventude, as duas equipes que mais somarem pontos nas fases classificatórias dos dois turnos terão as vagas. São José, São Luiz e Veranópolis são os principais concorrentes do Lobão no momento.
- É fazer um bom returno, classificar, confirmar a vaga na D e esperar a viagem. O passaporte já está em dia - sorri Tiago Duarte.
Fonte: Pelotasmais
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário